Notícias

19/06/2017

Obra de imóvel na planta economiza tempo e dinheiro

Na João Fortes Engenharia, 30% dos compradores pedem algum tipo de mudança, revela Luciana Cantisano Terra, gerente de produto.

Nem só de decoração é feita a identidade de um imóvel. Hoje, os layouts de apartamentos de um mesmo prédio podem ser completamente diferentes. E se anteriormente o quebra-quebra para a personalização era inevitável e até postergava a mudança, atualmente as construtoras conseguem se antecipar. Várias empresas já oferecem a possibilidade de alterações a partir da planta. O cliente não precisa esperar as chaves para só depois pensar na reforma e, com isso, economiza tempo e dinheiro. 
 
Entre as solicitações mais comuns estão a sala ampliada com abertura de um dos quartos e a transformação do banheiro de empregada em lavabo ou vice-versa. Mas, segundo as companhias do ramo, a campeã de pedidos é a cozinha americana, símbolo máximo do estilo contemporâneo de morar, que prioriza o convívio entre os moradores. 
 
Na Avanço Realizações Imobiliárias, que tem muitos empreendimentos nas zonas Norte e Oeste, há ainda a opção da suíte canadense (banheiro com duas portas, uma abrindo para cada quarto). 
 
— A maioria dos nossos empreendimentos tem opção de planta à escolha do cliente e 50% pedem algum tipo de alteração — diz o diretor da empresa, Sanderson Fernandes. 
 
Na João Fortes Engenharia, 30% dos compradores pedem algum tipo de mudança, revela Luciana Cantisano Terra, gerente de produto. 
 
— As opções de plantas são demonstradas no book de vendas do empreendimento e não têm custo para o cliente. Apenas os upgrades de acabamentos são cobrados — explica ela, acrescentando que, no momento, não tem nenhum produto com este serviço disponível. 
 
A personalização não está apenas associada à mudança de planta e à integração dos ambientes. A MDL, por exemplo, desenvolve opções de kits que incluem alterações nos acabamentos como revestimentos de pisos, louças, metais, portas, fechaduras, aspiração central, automação, além de serviços como a instalação de ar-condicionado, hidromassagens, churrasqueiras e outros equipamentos que ajudem a compor o espaço, conta Camilla dos Santos Bergomes, profissional do setor de orçamentos e projetos da empresa. 
 
A Brookfield também foi por este caminho e mudou o formato de atendimento em virtude da grande aceitação dos clientes. 
 
— Antes, o comprador fazia as escolhas pelo site por meio das fotos dos kits disponíveis e padrão dos acabamentos. Desde maio deste ano, todos os atendimentos passaram a ser presenciais. Esse contato com o arquiteto permite um atendimento mais personalizado e uma consultoria completa — diz o diretor de Incorporação da Unidade RJ, Frederico Kessler. 
 
A professora Maria Inês Pereira comprou um imóvel recentemente no condomínio Líbero, da Brookfield, em Jacarepaguá. Enquanto aguarda seu apartamento de dois quartos ficar pronto, ela já escolheu os novos kits de banheiro, alterou o revestimento das paredes e os kits da cozinha. 
 
— A vantagem desse serviço é que já me mudo com tudo pronto e do jeito que escolhi. Não preciso fazer pequenas reformas quando já estiver morando. Outro ponto positivo é a economia, pois não preciso pagar a mão de obra e posso parcelar o valor da diferença dos acessórios em dez vezes — diz ela. 
 
Vale Pechinchar -
Com ou sem a participação da incorporadora, a conversa com um arquiteto é fundamental. O profissional pode entrar em contato com a construtora para solicitar a alteração da planta do imóvel, mudar a posição das paredes, trocar os revestimentos e até definir a posição das tomadas e dos pontos de luz a partir do projeto. A arquiteta Bianca da Hora trabalha atualmente em cinco pedidos de adaptações de planta levados até ela pelos clientes. Segundo ela, as vantagens de agir neste momento são muitas, mas há uma dica preciosa: 
 
— Antes de fechar com os serviços que a construtora oferece, recomendo fazer orçamentos com outros profissionais. É que estes serviços muitas vezes aparecem inflacionados. Então, dá para economizar mais um pouco. 
 
Após comprar um apartamento em Copacabana, a futura moradora Marisol Ramos Perez decidiu que não queria ter dor de cabeça depois da mudança. Então, acionou a arquiteta Bianca da Hora para definir todas as intervenções prévias. 
 
— Queria encontrar um apartamento realmente meu, quando recebesse as chaves. E essa foi a melhor maneira de não enfrentar surpresas de última hora — diz ela. 
 
Segundo Bianca, boa parte dos pedidos de alterações em planta são norteados pela falta de espaço. Como os imóveis foram reduzidos ao longo dos anos, as pessoas querem aproveitar o ambiente da melhor maneira possível. 
 
— Uma das maiores demandas diz respeito a armários, que costumam ter pouco espaço nas plantas convencionais — conta ela, dizendo que dá para promover verdadeiras mágicas nos imóveis. — Já cheguei a inverter tudo numa cobertura, passando toda a parte social para cima e os quartos para baixo. 
 
Já a arquiteta Marise Kessel lembra que, na hora de definir as modificações, é importante não deixar nenhum detalhe de fora. 
 
— É o caso da iluminação, que faz toda a diferença na casa. Muitas vezes, as construtoras entregam o imóvel apenas com um ponto central e mudar isso implica em obras — ilustra ela. 
 
Detalhes Burocráticios - Na hora de colocar as mudanças em prática, também é fundamental avaliar bem os aspectos burocráticos, como alerta o advogado Celso Simões, especialista em direito imobiliário do escritório Vinhas e Redenschi Advogados. 
 
— É importantíssimo que todas as ofertas disponibilizadas pela construtora estejam devidamente documentadas. O consumidor deve questionar sobre o custo da customização, as condições de pagamento, os materiais utilizados (porque eles serão diferentes daqueles constantes no memorial descritivo), o prazo para entrega e a eventual garantia extraordinária para os itens customizados. Todos esses pontos devem estar devidamente documentados — recomenda ele. — Em casos de alteração na disposição dos cômodos da unidade autônoma, seria adequado que uma planta baixa, retratando a opção customizada, fosse vistada pelas partes e anexada ao contrato. Quando a customização for de itens de acabamento, seria interessante que um anexo contratual trouxesse fotos dos itens customizados ou, pelo menos, uma descrição detalhada.

FONTE: O GLOBO