A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta sexta-feira (22), o orçamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o ano de 2021. De acordo com a medida, publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União), foi reservado para o fundo o valor de R$ 77,4 bilhões neste ano.
Além disso, em 2021, espera-se que os projetos contemplados pelo fundo de garantia gerem até 1,5 milhão de empregos no Brasil.
Entre outros aspectos, a portaria visa estabelecer diretrizes e procedimentos gerais, com atenção especial as determinações do Conselho Curador do FGTS, assim como do Gestor da Aplicação, no que se refere à distribuição, aplicação e controle dos recursos no exercício de 2021.
Segundo o projeto, entre diversos destinos relacionados, cerca de R$ 8 bilhões serão destinados para financiamentos, em áreas urbanas ou rurais, da construção ou aquisição de unidades habitacionais novas, incluindo aquelas que passaram por reformas para reabilitação urbana.
Outros projetos contemplados pelo FGTS incluem programas de cartas de crédito individual ou associativo, de apoio à produção de habitações, para descontos em financiamentos de pessoas físicas, para melhorar os sistemas de saneamento básico no país, entre outros.
A medida foi assinada por Lucíola Aor Vasconcelos, diretora-executiva em exercício do banco.