A Caixa Econômica Federal fechou parceria com o Registro de Imóveis do Brasil para diminuir o tempo necessário para o repasse dos recebíveis das incorporadoras para o banco público. Ontem, a Caixa enviou um contrato assinado com a Tenda para o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. Foi a primeira operação da parceria fora da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, segmento em que 5 mil contratos já foram registrados.
Segundo o vice-presidente da entidade, Sergio Ávila, há previsão que o banco comece a enviar contratos da MRV, Direcional Engenharia e Cury a partir da próxima semana. “O prazo médio para o repasse está em torno de 30 dias. Queremos que seja reduzido para uma semana”, afirma.
De acordo com o vice-presidente dos Registradores de Imóveis do Brasil, a parceria com a Caixa não se restringe a unidades enquadradas no Minha Casa, Minha Vida, incluindo qualquer imóvel que se encaixe no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Ávila conta que, anteriormente, a documentação era entregue em papel ao cartório. Os dados eram passados para o sistema do cartório, que imprimia uma certidão física. Esse documento era levado pela incorporadora à Caixa, onde era digitalizado para que os recursos do repasse fossem liberados. No novo modelo, os dados são enviados e processados em rede. “Há um ganho de eficiência muito grande”, diz.
Caixa e Registro de Imóveis do Brasil já pretendiam estender a parceria para além da faixa 1 do programa habitacional, mas não havia sido estipulado prazo para isso. Com a mudança de cenário e o início de atuação dos cartórios em sistema de plantão, a ampliação do novo modelo foi acelerada. Ávila ressalta que todos os 3.657 cartórios de registros de imóveis do país poderão receber contratos pelo sistema e que o modelo pode abranger contratos de incorporadoras de pequeno porte. “Estamos conversando com o BB para que títulos do agronegócio sigam o mesmo caminho”, conta.
Procurada, a Caixa não quis comentar o assunto.
Para pessoas físicas, o Registro de Imóveis do Brasil está oferecendo a possibilidade de atendimento on-line em seu site, incluindo plantões por videoconferência, em que o cliente pode “tirar dúvidas como se fosse no balcão do cartório”, segundo Ávila. O vice-presidente da entidade conta que é possível agendar atendimento e que, somente se necessário, será solicitada a entrega presencial de documentos. Os clientes também receberão boletos on-line para pagar as custas do cartório.