A Patrimar, incorporadora mineira que atua do segmento econômico ao alto padrão, no Rio, em Belo Horizonte e no interior de São Paulo, registrou vendas líquidas de R$ 312,6 milhões no segundo trimestre, ao se considerar apenas a sua participação nos projetos. Resultado representa aumento de 98% ante o mesmo período do ano passado.
Os lançamentos somaram R$ 324,3 milhões, também ao contabilizar apenas a participação da empresa, ante um segundo trimestre de 2022 sem novos projetos.
A Patrimar trabalha com duas marcas: Patrimar, para médio e alto padrão, e Novolar, para o segmento econômico. O preço médio para as unidades vendidas no segmento Patrimar subiu 35% em um ano, para R$ 4,3 milhões. No Novolar, a alta foi de 18% para R$ 271 mil.
Entre as vendas líquidas, 80% foram da marca Patrimar e 20% da Novolar. A velocidade de venda, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), ficou em 29,6% no trimestre, aumento de 8,6 pontos percentuais.
A companhia terminou junho com estoque avaliado em R$ 1,2 bilhão em valor geral de venda (VGV), crescimento de 75,3% em um ano. A participação da companhia no VGV do estoque é de 81%.
O banco de terrenos da Patrimar está avaliado em R$ 11,1 bilhões e cresceu 8,4% em valor no segundo trimestre. A companhia tem 70% de participação nesse montante.
No primeiro semestre, as vendas líquidas, contando apenas a parte da Patrimar, somaram R$ 464,4 milhões, crescimento de 60% em um ano.
“Historicamente, temos um segundo semestre como o melhor resultado em lançamentos, e esperamos que esse também seja o caso do consolidado de 2023”, afirmou, em nota, o diretor financeiro e de relações com investidores Felipe Enck Gonçalves.
Segundo ele, a Patrimar já fez lançamentos com R$ 250 milhões em VGV em julho, em dois novos projetos.