Notícias

05/05/2023

Pinheiros é bairro de SP que teve maior número de lançamentos de microapartamentos em 2022 (G1)

Itaim Bibi, também na Zona Oeste da capital, foi o que mais lançou imóveis com menos de 30 m² nos últimos quatro anos. Ao todo, foram quase seis mil

O bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, registrou o maior número de lançamentos de imóveis com até 30 m² da capital paulista em 2022, segundo dados do Secovi-SP, sindicato do setor imobiliário. Foram quase três mil microapartamentos.

 

Mas o bairro que tem a maior concentração de imóveis do tipo na cidade é o Itaim Bibi, também na Zona Oeste de São Paulo, que nos últimos quatro anos lançou 5.997 microapartamentos, seguido da Vila Mariana e, então, de Pinheiros.

 

Das três regiões com maior concentração de microapartamentos, a Vila Mariana já se destacava em 2019. No ano seguinte, mesmo com o início da pandemia, os lançamentos de modelos compactos tiveram crescimento no bairro.

 

A vida nos microapartamentos

A executiva de investimentos Alane Souza de Vasconcelos relata como é morar numa unidade de 16 m², na região central de São Paulo. "Tudo tem que ser muito prático aqui dentro, porque é muito compacto. Não posso acumular tanto, então acabei mudando um pouco o meu estilo de consumo, hoje eu tenho menos coisas", disse.

 

Para Alane, o microapartamento foi um investimento para que tivesse uma melhor qualidade de vida, encurtando a distância entre casa e trabalho, reduzindo o tempo gasto em trânsito e, com isso, o estresse e cansaço do dia a dia. O custo disso, contudo, é de R$ 3.500 mensais (com as contas já inclusas).

"Ele supre todas as minhas necessidades. Eu vou a pé para o meu trabalho, então eu ganho muito tempo", disse. "Pra mim, para o meu momento atual de vida, é o que dá certo. Se um dia o meu estilo de vida mudar, se eu casar, tiver filhos, aí eu vou precisar de um espaço maior", ponderou a moça.

 

Em São Matheus, na Zona Leste, a analista de relacionamento Jucilene dos Santos Souza realizou o sonho da casa própria financiando um imóvel de 24 m². "Eu juntei a entrada e financiei o restante pelo Minha Caixa Minha Vida. A parcela é R$ 530, menos do que eu pagava quando morava de aluguel", contou.

 

Com móveis planejados, Jucilene diz que consegue aproveitar melhor o espaço que tem. Porém, ela afirma que sente falta de receber seu grupo de amigos em casa, já que atualmente consegue convidar apenas uma ou duas pessoas por vez. 

FONTE: G1