Manutenção do ambiente e obrigações básicas lideram motivos para condomínios solicitarem empréstimos. De acordo com um levantamento da Superlógica, plataforma de gestão de condomínios, obras de reparo (31%), rescisões de funcionários (24%) e cobertura de garagem (22%) são as principais razões para condomínios buscarem crédito.
“A busca por crédito geralmente envolve moradores e síndico. Os moradores, ao perceberem necessidades e oportunidades de melhoria, comunicam suas sugestões ao síndico. Este, por sua vez, também pode identificar áreas que precisam de atenção”, aponta Luís Fernando Cêra, CTO da Superlógica, empresa responsável pelo estudo.
O levantamento indica que os condomínios também estão preocupados com as questões ESG. Segundo a companhia, 20% das solicitações de crédito são para a instalação de painéis solares nas áreas comuns dos edifícios com o objetivo de reduzir os valores pagos nas contas de luz.
A visão de Cêra é corrobora pelo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que indica que este tipo de inovação pode promover uma economia de até 95%.
E essa economia pode ser bastante útil para a situação atual dos condomínios. Afinal, a inadimplência ainda é um fator relevante no dia a dia dos prédios. Segundo o levantamento, cerca de 2% das solicitações de crédito acontecem para o pagamento de dívidas.