O preço nominal médio dos imóveis em Fortaleza subiu (0,26%) no mês de maio, abaixo da média nacional (0,29%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 18, pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O levantamento considera os valores de imóveis vendidos por meio de financiamento bancário em dez capitais.
Em comparação com o mês de abril (0,28%), houve uma leve aceleração (0,1%) na média nacional. Conforme dados da pesquisa, o acumulado dos últimos 12 meses representou uma alta (1,38%).
Além da Capital cearense, outras nove das dez capitais pesquisadas registraram elevação nos preços dos residenciais. Goiânia (0,02%), Porto Alegre (0,12%), Recife (0,12%), Belo Horizonte (0,23%), Salvador (0,28%), Curitiba (0,36%), Brasília (0,48%) e São Paulo (0,61%). A única queda foi registrada no Rio de Janeiro (-0,19%).
Em nota, a Abecip avalia que as altas nos preços dos residenciais na maioria das capitais não resultam ainda em uma recomposição dos valores dos imóveis em termos reais. Na visão da entidade, a probabilidade de ganhos de preços reais dos imóveis durante os próximos meses ainda é pequena, levando em conta a revisão para baixo nas expectativas de crescimento da economia brasileira e a desaceleração do setor de construção civil.