Em um ano, a quantidade de imóveis alugados no Tocantins saltou de 86 mil para 93 mil. Os dados são do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e se referem ao período de 2017 a 2018. O crescimento de casas ou apartamentos disponíveis para aluguel é um reflexo do crescimento do estado.
A pesquisa do IBGE apontou que mais de 20 mil novos domicílios surgiram no Tocantins nesse período. Estima-se que em todo o estado tenha 519 mil imóveis.
A advogada Marcella Patrícia morava em Gurupi e se mudou para Palmas. Decidiu alugar um espaço só para ela, que proporcionasse segurança e comodidade, um flat mobiliado. "Para mim, o lugar onde você mora é prioridade. Eu priorizo mais do que carro, do que viagens porque como a gente trabalha muito, chegar em casa e ter aquele conforto e aconchego, é muito importante. Eu não vejo que é um dinheiro jogado fora".
A Marcella faz parte do grupo de pessoas que prefere alugar ao invés de investir em um imóvel próprio.
A presidente do Sindicato de Imóveis no Tocantins Luana Noleto explica que o aumento nos números está relacionado ao perfil da cidade, que recebe muitos estudantes e profissionais em busca de trabalho.
"De dois ou três anos para cá foi entregue essa quantidade maior de apartamentos. Palmas recebe muito estudante, muito profissional que só trabalho de segunda a sexta-feira que prefere alugar do que comprar um imóvel".