A plataforma Rede QuintoAndar, lançada no mês passado pela companhia de locação e venda de imóveis, vai incluir o portfólio da imobiliária e administradora de imóveis gaúcha Crédito Real até o fim do mês. A parceria vai elevar de cerca de 100 mil para 160 mil a base de imóveis para venda do QuintoAndar.
Imobiliárias que entram para a Rede passam a oferecer seu portfólio dentro do site da proptech, que não sinaliza diferenças entre casas e apartamentos pertencentes ao seu estoque próprio ou ao dos parceiros. As imobiliárias também podem comercializar imóveis da base do QuintoAndar ou de outras empresas da Rede. Quando uma venda é realizada, a proptech recebe uma comissão. Por enquanto, o sistema não funciona para aluguel.
A Crédito Real opera no modelo de franquia e tem 58 unidades no Rio Grande do Sul e na região de Florianópolis. A empresa passa por um ano de crescimento rápido, com 24 unidades de franquia abertas em 2022. A parceria com o QuintoAndar vai começar apenas pela capital gaúcha, mas o CEO da imobiliária, Carlos Ruschel, afirma que uma expansão geográfica deve ocorrer após um período de experiência e adaptação por parte dos corretores.
A Rede QuintoAndar atua em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, a partir da parceria, em Porto Alegre. Segundo Gabriel Braga, CEO e co-fundador da proptech, a parceria representa uma “âncora importante para o mercado do Rio Grande do Sul” e vai ajudar a acelerar o crescimento da plataforma pelo país.
Em abril, a Loft também selou parceria com uma imobiliária e administradora gaúcha, a Auxiliadora Predial, para oferecer em seu marketplace o portfólio de imóveis para venda da empresa gaúcha, apenas em Porto Alegre.
De acordo com Ruschel, a aproximação com o QuintoAndar começou antes desse acordo ocorrer, ainda durante a pandemia, e não foi influenciado por ele. “Há respeito e cuidado com a concorrência, temos que ter atenção, mas nosso movimento não tem relação direta com eles. Trabalhamos na mesma praça e concorremos, mas o mercado é muito maior do que isso”, diz.
Matéria publicada em 08/06/2022