Notícias

14/09/2016

Santander fecha exclusividade para compra do Citi na Argentina

Além dos clientes, o comprador do Citi ficará com as 71 agências do banco no país e um quadro de 2.775 funcionários.

O Santander Rio, unidade do banco espanhol na Argentina, entrou em negociações exclusivas com o Citi para adquirir os negócios de varejo da instituição financeira no país. As informações são do jornal argentino "Clarín", que cita fontes vinculadas diretamente à negociação.

A unidade argentina, juntamente com as áreas de varejo na Colômbia e no Brasil, foram colocadas à venda pelo Citi em março deste ano.

Ao obter a exclusividade, o Santander se torna o favorito para ficar com a operação na Argentina. De acordo com o "Clarín", outros cinco bancos manifestaram interesse pelo negócio de varejo bancário do Citi no país: BBVA, Galicia, Itaú, Macro e Supervielle. Um ex-executivo do banco americano, ao lado de um fundo peruano, também teria feito um lance pela unidade.

A área de varejo do Citi na Argentina possui 308,97 mil contas e 835,34 mil cartões de crédito emitidos, segundo o jornal. Além dos clientes, o comprador do Citi ficará com as 71 agências do banco no país e um quadro de 2.775 funcionários.

O Santander também é o favorito para ficar com os negócios de varejo do banco americano no Brasil, que conta com 320 mil correntistas ao todo e 1 milhão de cartões. O banco também tem 127 agências no país, que devem passar para as mãos do vencedor. Além do banco espanhol, o Itaú está na disputa pelos ativos, segundo fontes ouvidas pelo Valor. A expectativa do presidente do Citi no Brasil, Helio Magalhães, era que a venda fosse concluída ainda em setembro.

Após a venda, o Citi manterá nos países da América Latina operações voltadas a empresas. 

FONTE: VALOR