O Santander começou a oferecer neste mês a possibilidade de contratar financiamento imobiliário com assinatura por meio de leitura facial via aplicativo e envio automático do documento ao cartório. Com isso, a expectativa do banco é que o tempo para contratação e registro caia da média atual de 25 dias para apenas 10 dias, promovendo um salto na produtividade do setor - que, até alguns anos atrás, levava mais de 60 dias para consumar esse tipo de operação.
Inicialmente, a novidade estará disponível em apenas parte da cidade de São Paulo onde os cartórios já estão habilitados a processar essa transmissão de dados. Ao longo do ano, o novo sistema irá para mais regiões. Segundo o Santander, este é um serviço pioneiro no País.
A maioria dos bancos já oferecem ao cliente a opção de contratar o crédito imobiliário de forma totalmente digital, sem sair de casa, mas muitas vezes a assinatura eletrônica é feita em um arquivo do tipo PDF. No caso do Santander, os dados são estruturados em XML, um formato que facilita a inserção dos dados e a leitura por diferentes sistemas. É como se os dados já entrassem nas caixinhas corretas dos formulários de cada ente da cadeia