Diferencial da plataforma é a especialização no setor e adaptação ao mercado nacional
Desde que surgiu, o ChatGPT gera dúvidas sobre o mercado de trabalho, suscita debates sobre o futuro e rapidamente se consolida como um marco da tecnologia. A plataforma se tornou um símbolo da popularização da inteligência artificial, mas não é o único exemplo. Recentemente, a startup Lastro criou a Lais, uma assistente digital voltada para o mercado imobiliário.
Assim como o ChatGPT, a Lais (Lastro Artificial Intelligence System) é uma plataforma semelhante a de um bate-papo online. O usuário pode acessá-la de forma gratuita e realizar perguntas sobre temas ligados ao setor, como a explicação do significado de termos técnicos e o detalhamento de regras e outras práticas comuns.
“Diferentemente do ChatGPT, que usa uma base de informações muito ampla, nós criamos uma nova camada que é especialista no mercado imobiliário. Nesse espaço, ensinamos a inteligência artificial sobre todas as particularidades do setor”, afirma Pedro Milanez, CTO da Lastro, startup que se propõe a simplificar a gestão de imóveis.
Segundo Milanez, essa segmentação garante que as respostas sejam mais precisas e personalizadas para solucionar as dúvidas dos usuários. “Aprofundamos em temas como a lei do inquilinato e todas as minuciosidades que interferem no comportamento do mercado de aluguel no Brasil”, exemplifica. “Tiramos as amarras de ajustes generalistas e criamos amarras de especialistas.”
A Lais também apresenta dicas para a resolução de impasses ligados aos relacionamentos imobiliários, como a locação ou compra de um imóvel, a contratação de financiamentos imobiliários ou o relacionamento entre condôminos. “No Google e no ChatGPT, a resposta será generalista. Se você quer ter a visão de um especialista, busque um advogado. Aqui é uma analogia parecida. Se você quer uma visão muito mais especializada no mercado imobiliário, você fala com a Laís”, conclui Milanez