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07/02/2019

Tecnologia reduz burocracia nos contratos e facilita vistoria de imóveis em Goiânia

Empresas de Goiânia apostam na tecnologia para dar agilidade ao trabalho

Empresas de Goiânia apostam na tecnologia para dar agilidade ao trabalho. Em um dos casos, uma construtora substituiu o uso de papéis nas vistorias de imóveis por um aplicativo que detalha em fotos e vídeos os reparos realizados. Já uma imobiliária usa uma plataforma digital que permite diminuir a burocracia ao realizar a assinatura eletrônica de contratos.

O engenheiro Marco Antônio Carvalho, da Dinâmica Engenharia, conta que há seis meses a empresa começou a usar o aplicativo durante a vistoria de entrega dos apartamentos aos clientes. Neste procedimento, o cliente analisa, entre outras coisas, se as portas e janelas abrem normalmente, o caimento dos banheiros, se a água está indo para o ralo, se torneiras e chuveiros estão funcionando.

Anteriormente, a checagem era feita seguindo uma lista de quesitos em um papel impresso. “Pelo aplicativo, descrevemos todas as não-conformidades apontadas pelo cliente ou até mesmo pelo próprio engenheiro, e complementamos esta informação com fotografias e vídeos”, explica Carvalho.

Com o uso da tecnologia, além de um registro preciso dos problemas, o cliente não precisa retornar ao imóvel para conferir o conserto. “Agora, após os ajustes, nós enviamos um novo relatório com fotos para o cliente ver o que foi modificado. Ele não precisa ir novamente até o imóvel, o que economiza tempo”, afirma o engenheiro.

Segundo Carvalho, o aplicativo é usado apenas para a empresa. O cliente recebe o relatório por e-mail, com todos os detalhes.

Contrato e assinatura digital - Uma imobiliária que trabalha com aluguéis realiza todo o procedimento de locação de forma digital. A mudança implantada desde agosto de 2018 elimina o contrato em papel e permite maior agilidade e comodidade para locatário e locador.

O gerente da URBS Aluga, Marcell Abranches, conta que, assim que a locação de um imóvel é realizada, o contrato é feito numa plataforma digital com base nas informações repassadas pelo cliente, que recebe por e-mail, um link para a assinatura digital.

“Hoje, 90% dos nossos contratos de locação são digitais por parte dos locadores. 50% dos inquilinos também já são digitais. Alguns ainda têm restrição, mas é uma questão cultural”, diz Marcell.

O gerente estima que com o processo digital o locador economiza entre R$ 100 e R$ 150 que seriam dispensados com impressões e reconhecimento de firma e de fiadores, economizando tempo e despesas com deslocamento.

FONTE: TV ANHANGUERA