Com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário brasileiro, Arnaldo Curiati, um dos sócios-fundadores da Abyara, e Rogério Santos, que soma outros 30 anos de carreira no setor, construída em empresas como a própria Abyara, Cyrela e Tecnisa, se uniram em um novo projeto, cuja proposta é ir além do que as proptechs - as imobiliárias digitais - oferecem hoje no país.
Por meio da UBlink, startup que tem ainda como sócia a ex-vice-presidente da IBM na América Latina Vânia Gomes, buscam entregar a proprietários, clientes e corretores uma experiência 100% digital nas negociações de compra e aluguel de imóveis, com a promessa de mais segurança, agilidade e transparência do que o processo tradicional.
Ao mesmo tempo, explicam os sócios, a plataforma é mais completa do que as demais habilitadas no país. Inspirada na americana Zillow, a UBlink oferece serviços e produtos via marketplace e informações cadastrais de imóveis e de mercado, reunidos em três aplicativos - um para clientes, um para donos de imóveis e outro para corretores -, que conversam entre si.
Inicialmente focada em alguns bairros de São Paulo, a UBlink tem a ambição de, no futuro, cruzar as fronteiras brasileiras e chegar a Estados Unidos, Europa e Reino Unido. De partida, conta com mais de 800 unidades em carteira, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 1 bilhão. Até o fim deste ano, esse valor pode chegar a R$ 6 bilhões.
“O foco não é crescimento, mas garantir que o cliente seja bem atendido e acompanhá-lo durante todo o ciclo com o imóvel”, pondera Santos. “Sabemos das dificuldades nas negociações, da falta de transparência e excesso de burocracia. Nosso modelo tecnológico busca melhorar esse processo”, acrescenta.
Segundo Curiati, o mercado imobiliário é bastante fragmentado e QuintoAndar e Loft ainda têm participação limitada nas transações. “Tem espaço para uma nova plataforma”, afirma, acrescentando que a recente alta nas taxas de juros, que historicamente tem reflexo no volume de transações imobiliárias, não intimida. “O desafio é grande, mas vamos devagar, um passo de cada vez”, diz.
Lançada oficialmente em janeiro, a plataforma parte de conceitos já utilizados por outros aplicativos de sucesso, como Uber e Airbnb, possibilitando, por exemplo, a escolha do corretor que esteja fisicamente mais próximo do imóvel de interesse e agendar uma visita.
O futuro comprador ou inquilino também pode visualizar a oferta de imóveis para compra ou locação em uma região de interesse, in loco, usando o celular. Ao apontar o dispositivo para empreendimentos ao redor, o aplicativo verifica, a partir de uma base pré-existente, se há unidades disponíveis e já permite uma visita virtual.
Se houver interesse no imóvel, o cliente pode localizar entre os corretores cadastrados aquele que esteja mais próximo e agendar a visita real. Imóveis, corretores e clientes são avaliados na ferramenta, que checa os dados de cliente e corretor em 32 segundos, garantindo a segurança do processo e da visita.
“A tecnologia se copia. Nosso diferencial é aplicar a experiência nesse setor e o atendimento ao cliente”, afirma Vânia. O modelo de negócios da UBlink foi desenhado junto com a KPMG. O escritório Mattos Filho participou do projeto com suporte legal e a segurança das informações é garantida por sistemas da Truora.
Matéria publicada em 07/04/2022