A Vila Andrade, na Zona Sul de São Paulo, foi o bairro que concentrou a maior quantidade de apartamentos vendidos de janeiro a julho na cidade, segundo o ranking feito pela plataforma Loft. Foram 1.012 transações nos sete meses. Ao todo, na capital paulista, foram transacionados 27,5 mil imóveis nesse período.
O levantamento utiliza dados de transações imobiliárias em que houve pagamento de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), fornecidos pela prefeitura paulistana.
Em seguida vem o Tatuapé, na Zona Leste, com 912 transações, e a Bela Vista, no Centro, com 868.
“Os bairros com maiores volumes de transações têm em comum a boa localização. Ou são eles próprios importantes centros de trabalho e de serviços ou estão muito próximos dessas áreas”, afirma o gerente de comunicação de dados da empresa, Fábio Takahashi.
O levantamento também divide os imóveis vendidos por tamanho. Os mais numerosos (9.563 unidades) foram os pequenos, considerados pela pesquisa como aqueles com até 90 metros quadrados de área total, o que inclui área privativa e frações das áreas comuns.
Em seguida estão os médios (9.482), que possuem de 91 a 139 metros quadrados. Até julho, foram transacionados 8.457 apartamentos grandes, com mais de 140 metros quadrados.
A região central se destaca entre os apartamentos pequenos. Bela Vista e República foram os bairros com mais transações de imóveis do tipo de janeiro a julho, com 539 e 483 unidades, respectivamente.
Em terceiro lugar está o Campo Limpo, na Zona Sul, com 312 apartamentos.
Entre os apartamentos médios, o Tatuapé foi o bairro com mais transações, com 358 apartamentos, seguido pelo Sacomã (Zona Sul), com 313, e a Vila Andrade, com 306.
A Vila Andrade foi também o bairro com mais transações de apartamentos grandes no período (578), seguida pelo Tatuapé (380) e por Perdizes, bairro da Zona Oeste, com 317.
Takahashi destaca que o Tatuapé também aparece entre os dez bairros com mais transações de imóveis pequenos. O bairro fica na oitava colocação, com 174 apartamentos. “É um bairro que consegue atender bem a qualquer tipo de demanda em termos de espaço”, afirma.