A quantidade de negócios no mercado de locação costuma acompanhar a rapidez com que proprietário e inquilino chegam a um acordo sobre o valor do aluguel. Existem, no entanto, alguns bairros da cidade de São Paulo em que a cobrança do aluguel fica mais distante do valor ideal, diminuindo as possibilidades de locação.
Os bairros onde isso é mais provável de ocorrer são: Jardim Europa, Lapa e Itaim Bibi, localizados na Zona Oeste da cidade. A conclusão é do Índice Preço Real (IPR) EXAME-Loft, que mensalmente avalia a diferença entre o preço transacionado e a estimativa de quanto realmente vale o aluguel do imóvel (veja metodologia abaixo).
Os três bairros apresentam os maiores IPRs de São Paulo, com indicadores perto dos 10%. Os valores foram: Jardim Europa (11,28%), Lapa (11,20%) e Itaim Bibi (9,28%). A média da cidade, por outro lado, foi bem menor, com um IPR de 2,52% – uma redução de 0,8 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês anterior.
"É o segundo mês seguido com redução entre a diferença entre os preços dos anúncios e da nossa recomendação, mesmo que tenha sido uma diminuição discreta. O ponto positivo é que essa redução tende a facilitar os acordos entre proprietários e inquilinos”, afirmou Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.
Quais os bairros onde o preço do aluguel anunciado é mais diferente do real?
Veja abaixo a lista dos bairros paulistanos com maior IPR, ou seja, com preço do aluguel mais distante da estimativa de quanto realmente vale o aluguel do imóvel.