A proposta havia sido anunciada em novembro deste ano, sendo que o valor inicial proposto foi de R$ 265 milhões - equivalente a 4,15 mil por m².
Para os analistas da XP Investimentos, apesar do valor relativamente baixo do m² proposto pelo comprador, a venda seria benéfica ao BC Fund (BRCR11), que possui uma fatia de 77% do FII Cenesp.
“As dificuldades de locação são grandes e os preços de aluguel cada vez menos atrativos, sem falar nos custos condominiais e de IPTU incorridos nos espaços vagos que continuam a minar seu FFO. Ademais, a região apresenta baixo potencial de upside ao proprietário quando comparada às regiões paulistanas mais centrais”, afirmam, em relatório.
De acordo com a equipe da XP, a venda seria uma saída rápida para o maior obstáculo de crescimento de dividendos do fundo. Além disso, o fundo "voltaria a ter caixa para investimentos em projetos mais interessantes”, afirmam.
Cenesp - O Cenesp está localizado em uma das regiões com maior espaço vago na cidade de São Paulo, a Marginal Pinheiros. Segundo informações da consultoria Cushman & Wakefield, a vacância deste mercado está 9,1 pp acima da média da capital, 30,5% contra 21,4%, respectivamente.
Refletindo essa alta disponibilidade, o preço médio pedido segue caindo, atingindo valores menores que R$ 60 por m², uma queda de 14% na comparação interanual em termos nominais.