19/08/2016

Venda de imóvel recua 13,9%

São Paulo - O mercado imobiliário nacional apresentou retração de 13,9% nas vendas no acumulado do primeiro semestre, na comparação anual, segundo Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Entre janeiro e junho deste ano foram vendidas 49.797 unidades no País. Nos últimos 12 meses, as vendas alcançaram 104.158 unidades, volume 15% inferior ao total de vendas no período precedente. No mês de junho, dados das empresas indicam que foram vendidas 10.325 unidades, o que representa um recuo de 10,8% frente às vendas verificadas do mesmo mês do ano anterior.

Em relação aos lançamentos, os primeiros seis meses do ano mostraram volume 10,4% superior ao observado no mesmo período de 2015, com o total de 31.360 unidades lançadas. Considerando os últimos 12 meses, o total lançado foi de 67.013 unidades, queda de 1,5% face ao observado no período precedente. Já em junho de 2016, foram lançadas 10.224 unidades, indicando uma queda de 10,9% no volume lançado no mesmo mês de 2015.

As entregas de imóveis somaram 67.280 unidades na soma do ano, volume 3,5% superior ao observado na mesma base de 2015. Nos últimos 12 meses, as entregas somaram 128.748 unidades, número 20,6% inferior ao total entregue no período precedente.

Estoque - O estudo revela ainda que, ao final de junho de 2016, as empresas do ramo da construção disponibilizavam 117.565 unidades para compra. No mesmo período, foi vendido o equivalente a 8,3% da oferta do mês, uma retração na casa do 1,4 ponto percentual sobre um ano antes.

"Dessa forma, estima-se que a oferta final de junho seja suficiente para garantir o abastecimento do setor por 12,1 meses, se o ritmo de vendas do mês for mantido", afirmou o vice-presidente executivo da Abrainc, Renato Ventura.

FONTE: DCI