Desde o final de março de 2020, a pandemia da COVID-19 fez com que as pessoas ficassem isoladas e começassem uma nova rotina em meio a um momento que exige o distanciamento social. Alguns serviços e trabalhos foram adaptados, de modo que fossem realizados em casa (home office).
Com isso, algumas pessoas podem ter percebido que não tinham o espaço adequado em casa para trabalhar, seja a falta de um escritório ou a falta de concentração no trabalho por estar realizando no conforto do lar. Neste ano, a procura por apartamentos à venda em São Paulo aumentou e o mercado imobiliário cresceu consideravelmente.
Um levantamento feito pelo Secovi-SP aponta aumento de 14,2% no número de imóveis vendidos na cidade de São Paulo entre o período de setembro do ano passado e fevereiro deste ano. Este é o dado mais atual, com relação ao registrado no mesmo período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.
Mais unidades vendidas
A Pesquisa do Mercado Imobiliário, estudo realizado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, aponta que em março deste ano foram vendidas 4761 unidades residenciais (casas e apartamentos) na capital paulista.
Este resultado de vendas é 0,5% menor do que o registrado no mês de fevereiro, no qual foram vendidas 5009 unidades, mas é 77,5% superior em comparação com março de 2020, que teve 2683 unidades vendidas.
Com a tendência de ficar mais tempo em casa, as pessoas começam a procurar lugares para morar que sejam confortáveis e tenham um local para trabalhar, seja um escritório ou um dormitório.
O mercado imobiliário cresceu
O mercado imobiliário teve um crescimento durante o período da pandemia. O estudo aponta que entre abril de 2020 e março de 2021 foram vendidas 54.964 unidades. Este número é 5,9% superior ao mesmo período anterior (abril de 2019 a março de 2020), no qual foram vendidos 51.987 casas e apartamentos em São Paulo.
De acordo com dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mesmo com a crise econômica e sanitária causada pelo impacto da pandemia na cidade de São Paulo, o setor imobiliário registrou crescimento de 26% no ano de 2020. Ao todo, foram vendidas 119.911 unidades residenciais.
Para aqueles que começaram a trabalhar em casa e não querem continuar gastando a mesma quantia de dinheiro onde moram, a solução pode ser procurar por um apartamento mais compacto e econômico. Por exemplo, os apartamentos studio podem ser a solução para quem não quer gastar muito em um imóvel e não quer abrir mão do conforto, da praticidade e do lazer.
A previsão da Secovi-SP para este ano é de que o mercado imobiliário continue apresentando um bom desempenho e um crescimento considerável, que está estimado entre 5% e 10%, em comparação com o ano passado. Para que o crescimento aconteça, a taxa de juros deve permanecer baixa e estável, a inflação deve ficar sob controle e o PIB tem que voltar a crescer.
A taxa de juros é a menor na história
Em outubro de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa de juros da economia em 2%. Este valor é o menor desde que a série histórica inciou, em 1996. A manutenção de juros baixos acontece por conta da preocupação causada pelo impacto da pandemia da COVID-19 nos setores econômicos.
Com a taxa de juros baixa, o poder de compra das pessoas aumenta. Agora, para aqueles que procuram casas e apartamentos à venda, a possibilidade de morar em bairros mais nobres da capital paulista é um pouco maior. Sejam casas em Perdizes ou apartamentos em Pinheiros, a oportunidade de ter uma residência em um bairro melhor pode ser considerada.
Com a alta do mercado, opções não faltam
Na hora de escolher um imóvel para morar, muitos fatores devem ser considerados, como o preço, o tamanho em metros quadrados, o número de banheiros e dormitórios, o bairro em que estão localizados e a proximidade com centros de interesse, como parques, mercados, shopping centers e outros tipos de localidades.
A alta e o crescimento do mercado imobiliário em São Paulo durante a pandemia mostram que não faltam opções para quem procura um apartamento à venda na capital paulista. Muitas pessoas querem morar em um novo imóvel, seja para finalmente sair do aluguel ou para viver em um bairro melhor e bem localizado na cidade.
Para quem deseja morar na zona oeste de São Paulo, considerada a mais nobre da capital, apartamentos à venda em Perdizes podem ser a solução. O bairro é bem arborizado e está bem localizado na cidade. Pontos turísticos e locais bem conhecidos se encontram na região, como o estádio Allianz Parque, o Teatro Tuca, o Shopping Bourbon e o Parque da Água Branca.