Às vésperas da votação, 34 emendas a um projeto que interfere na Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo foram apresentadas nessa segunda-feira, 16. As alterações propostas mudam as regras em vizinhanças de diferentes bairros e distritos da capital, o que inclui a liberação de prédios em áreas hoje restritas a casas e estabelecimentos de baixa estatura na Vila Nova Conceição, no distrito Moema, e na Cidade Jardim, na zona sul.
Também há sugestões de mudanças nos regramentos de trechos de Alto de Pinheiros, na zona oeste, Vila Andrade, na zona sul, do centro e de Itaquera, na zona leste, dentre outros. Algumas alteram diversas áreas ou quadras inteiras, enquanto outras tantas abrangem imóveis específicos.
Há emendas que citam explicitamente que há projetos construtivos para o local que seriam impactados pela alteração. A maioria é de mudança para zoneamentos menos restritivos, mas não todas.
As emendas propostas são para um projeto de lei de 2018, aprovado em 1º turno na terça-feira, 10, com votação definitiva prevista para esta semana. Está em meio a um pacotão de projetos de alteração urbanística (incluindo o Plano Diretor) e demandas da gestão Ricardo Nunes (MDB), como a ampliação do Programa de Desestatização. A votação será às vésperas do recesso parlamentar e da diplomação dos vereadores eleitos.