Os bairros de Vila Andrade (zona sul), Tatuapé (zona leste) e Bela Vista (centro) foram os que mais tiveram apartamentos vendidos em 2023, segundo Ranking da Demanda Imobiliária da startup Loft, que mostra a quantidade de transações de apartamentos na capital paulista, com base em dados oficiais da Prefeitura de São Paulo.
Divulgado com exclusividade ao InfoMoney, o estudo aponta que Tatuapé e Bela Vista registraram aumento acima de 10% nas vendas em relação ao ano anterior. A Vila Andrade, apesar de liderar o ranking de 2023, teve redução de 9,2%.
As regiões que são destaque de vendas, segundo Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, têm em comum a boa localização. “Ou são eles próprios importantes centros de trabalho e de serviços aqui na capital ou estão muito próximos dessas áreas”, afirma.
“Também são áreas com transporte facilitado, com linhas de ônibus e estações de metrô, e que se destacam pelas opções de lazer. Vila Andrade e Bela Vista têm, ainda, boa oferta de colégios e universidades, tendo a preferência de famílias com filhos em idade escolar.”
Para a análise, são consideradas todas as transações em que houve pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). O ranking compara dados entre janeiro e novembro de 2023 (mais recente) com o mesmo período do ano anterior.
Tamanho dos imóveis
O estudo permite analisar também o tamanho dos imóveis vendidos. Entre os menores imóveis, os líderes em vendas foram Bela Vista, República e Campo Limpo. Essa faixa concentra um terço dos menores imóveis transacionados, com até 90m2 de área total, métrica da prefeitura que considera a área privativa e frações de áreas comuns.
Já entre os imóveis maiores, os bairros com mais transações foram Vila Andrade, Tatuapé e Perdizes – essa faixa concentra um terço dos maiores imóveis transacionados, com mais de 140m2 de área total. Os imóveis considerados médios têm entre 91m2 e 130m2.
“A Bela Vista tem um grande movimento de apartamentos menores. Já a Vila Andrade se destaca pelos imóveis maiores. Conhecer esses dados ajuda os compradores a encontrarem mais rapidamente o que procuram”, afirma Takahashi.
“O Tatuapé é um caso à parte. Ele está entre os 10 bairros com mais vendas nas três faixas de tamanho analisadas. Não à toa é o bairro com o maior crescimento considerando o agregado dos bairros no ano, com uma expansão acima dos 13% no ano”, afirma Takahashi.