O requisito mais valorizado por potenciais compradores de imóveis em 2021 foi a localização da casa ou do apartamento, segundo levantamento da startup imobiliária Apê11.
A base de dados da empresa registrou, no ano passado, 5 milhões de usuários. Entre os que usaram o site para pesquisar imóveis disponíveis para a venda, 49,98% usaram o filtro de localização para refinar a busca, e 81,66% selecionaram os bairros onde gostariam de investir.
As regiões preferidas são, de acordo com a Apê11, Vila Mariana, Moema, Pinheiros, Perdizes, Bela Vista, Ipiranga e Brooklin.
"Esses resultados podem ser vistos como previsões no mercado de compra e venda de imóveis residenciais. Eles se mostraram consistentes na relação entre o que os clientes buscam e o que as empresas estão entregando no setor primário, de imóveis novos", diz Leonardo Azevedo, cofundador da startup.
O levantamento da Apê11 também apontou que os imóveis de dois e três dormitórios foram os mais procurados por quem busca imóvel em São Paulo –eles eram a preferência de 48% dos compradores.
Segundo a pesquisa, os apartamentos de dois quartos tinham área útil mediana de 64m². Entre os imóveis com três dormitórios, era de 116m², e de 37m² nos estúdios e apartamentos com apenas um quarto.
A demanda maior por unidades residenciais com dois e três quartos destoa do que foi colocado no mercado imobiliário em 2021. De acordo com a startup, estúdios e apartamentos com um dormitório responderam por 63,57% do total de lançamentos, e eles tinham, em média 30m².